
SOBRE
A ideia do trabalho intitulado " Memorial Professoras Negras e Professores Negros da Bahia século XIX e XX" nasceu na disciplina "Tópicos Especiais em educação II: Educação para as Relações Étnico-raciais (cultura negra e educação)" ministrada pela Profa. Dra. Martha Rosa Figueira Queiroz, onde tivemos a oportunidade de conhecer diversas personalidades negras no âmbito educacional desde o século XIX até a atualidade. Personalidades e instituições que foram e são agentes efetivos de suas histórias, tanto no período no qual a sociedade ainda vivia sobre o assombroso mal da escravidão, quanto no pós-abolição e atualidade com o mal do racismo. Através dos debates construídos na disciplina, pensamos, a princípio, em desenvolver uma cartilha iconográfica com os professores negros do Colégio Estadual da Cachoeira - C.E.C. Porém, enfrentamos limitações na pesquisa e fomos orientados a ampliar o recorte da pesquisa e desenvolver um produto que fosse acessível em meio a pandemia causada pelo COVID-19. Assim, nasceu o site Memorial Professoras Negras e Professores Negros da Bahia século XIX e XX.
Considerando toda problemática das escolas em implementar o que diz a lei 10.639/2003 e destacando a necessidade de mostrar docentes negros como agentes efetivos na luta contra o preconceito racial nos séculos XIX e XX na Bahia, esse trabalho busca mapear esses docentes, criar uma galeria/memorial e assim publicizar a figura de tantas professoras negras e tantos professores negros que tiveram suas histórias silenciadas pelo racismo. O site está incompleto, ainda cabendo a incorporação de muitas outras personalidades. As professoras ainda estão sendo pesquisadas e serão devidamente incluídas no nosso memorial.
Autores

Igor Silva

Lainedeise Amorim

Luciele Costa
Graduando em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 6° semestre, membro da coordenação territorial do MNU Recôncavo.
Lainedeise Amorim, Graduanda em Licenciatura em História na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 9° semestre, integrante do ÀROYÉ. Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educação para as Relações Étnico-Raciais, Educação Patrimonial e Ensino de História, coordenado pela Profa. Dra. Martha Rosa Queiroz.
Luciele Rodrigues, Graduanda em Licenciatura em História na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 9° semestre.